quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A História do Dinheiro.


Antigamente não era muito utilizado o dinheiro, pois se utilizava a troca de produtos, mais conhecida como escambo. O surgimento do dinheiro foi quando os homens começaram a trabalhar com terra.

As primeiras moedas surgiram na Lídia, hoje conhecida como a atual Turquia, no século VII a.C. As moedas Brasileiras foram produzidas pela Casa da Moeda em 08 de março de 1964. Já em 1995 a fabricação das moedas brasileira tinha os valores como: 1.000, 2.000 e 4.000 Réis em ouro, também chamado de dobrões, e 20, 40, 80, 160, 320 e 640 Réis em prata, também conhecida como patacas.

Os Réis foi substituído pelo cruzeiro, que circulou até 1967. O Brasil já trocou de moeda aproximadamente oito vezes. Atualmente o dinheiro usado no país é o real, que faz tempinho que circula pelo país.



A origem da moeda

  • Metal

O metal no passado, os povos ultilizavam coisas que podiam ser trocadas como ..

  • dinheiro.
  • animais
  • sal
  • conchas
  • ferramentas
  • alimentos etc;

A criação da moeda

A moeda tinha forma de cunha, foi criada em Epheus, foram os lírios no século VII. a.C que usaram. Alexandre foi o primeiro a usar o seu rosto nas moedas de seu reino, seu perfil associado.




Papel- Moeda

Foi na Idade Média ocidental, também, que surgiu uso do papel-moeda. Por segurança as pessoas deixavam seus objetos valiosos os comerciantes que negociavam objetos de ouro e prata, em troca de os comerciantes entregavam recibos de garantia de resgate mediante uma taxa de serviços. Era o começo dos bancos.

Com os tempos esses recibos eram utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e entre cidades dando origem ao papel- moeda.

A partir do século XV o ouro deu lugar a prata como principal componente dos padrões monetários da época. Devido a prata extraido na Áustria que foi colocada em circulação.






O dinheiro nas Américas.

Século XVI: Com a chegada dos conquistadores espanhois do México, os grãos de cacau, que eram muito cobiçados por serem considerados um alimento dos Deus Quetzacoatt, passou a ser realizado como meio de troca.

Os incas ultilizam uma concha como moeda chamada Strombus encontrada nas águas quentes.

O Dinheiro no Brasil.

No Brasil as trocas comerciais começaram com a prática do escambo entre o índio e o colonizador Português: os índios forneciam o pau- Brasil e os alimentos em troxca recebiam do colonizador ferramentas, utensílios e pequenos objetos.

Por muito tempo transcorreu assim até que durante a permanência Holandesa no Brasil no século XVII foi cunhada a 1° moeda em território brasileiro com o nome Brasil.

Por mais de 200 anos circulavam no território brasileiro. A primeira casa de moeda no Brasil foi fundada em 1694 na Bahia e o dinheiro foi denominado Réis.





Bibliografia: Anotações no Caderno de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário